quinta-feira, 15 de junho de 2017

Maionese Caseira + Sanduíche BLT


Se tem uma coisa que eu sou cismada é ovo cru. Adoro ele com gema mole, mas sempre me preocupo com a qualidade e, principalmente, com o risco que envolve o consumo dos ovos sem cocção. Até um dia desses eu comprava marshmallow industrializado para fazer as coisas da lojinha, de tão grande que era o pavor. Ao mesmo tempo em que tenho medo, tinha muita curiosidade de preparar uma maionese caseira. Eu sou uma verdadeira apaixonada por maionese, se puder coloco em tudo! Deixei meu receio de lado e fomos, eu e Bernardo para a cozinha preparar a maionese caseira. Procurei na internet e achei um vídeo do Jamie Oliver preparando. Fizemos a maionese revezando o fouet e foi, definitivamente, amor à primeira colherada. Sim, colherada, porque foi assim que eu consumi gemas cruas com óleo até que o potinho chegasse ao fim. Maravilhosa, incrível, e com gostinho da maionese que a gente comia quando eu era criança! 

Maionese Caseira

Ingredientes:

2 gemas
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
1 colher (sopa) de vinagre
Sumo de 1/2 limão
500ml de óleo (usei de girassol, cerca de 200ml)
Sal e pimenta a gosto para temperar

Modo de Preparo:

Em uma tigela, bata as gemas com a mostarda. Vá acrescentando o óleo lentamente, batendo sempre para emulsionar a mistura. Quando a maionese engrossar, coloque o vinagre e o suco de limão e tempere a gosto.


Para usar a maionese, preparei um sanduíche maravilhoso de bacon, tomate e alface (BLT em inglês, bacon, lettuce and tomato). Tostei duas fatias de pão de forma, coloquei fatias de bacon assadas, rodelas grossas de tomate e alface. Depois coloquei uma bela colherada de maionese!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...