sábado, 6 de maio de 2017

Canestrelli


Ou os biscoitos amanteigados mais deliciosos do mundo! Achei essa receita no meu livro e fiquei muito curiosa para prepará-la. Os biscoitinhos levam, em sua composição, gemas de ovo cozidas, e eu fiquei imaginando a textura que isso daria aos amanteigados. Acabei tendo que ir atrás de outra receita, porque a do meu livro levava fécula de batata, coisa que eu não tenho em casa. Fiz os biscoitinhos e, mal saíram do forno, já foram devorados pela turminha. Incrivelmente macios e super quebradiços, ficam com a textura bem parecida com a de um alfajor. A adição do amido de milho deixa ele farelentinho e delicioso, perfeito para acompanhar uma xícara de chá. Fiz o meu de baunilha, mas já estamos pensando em repetir a receita com raspas de cítricos, como limão, laranja ou mesmo as fresquíssimas tangerinas! 

Canestrelli

Ingredientes:

160g de manteiga sem sal
1/2 xíc. (chá) de açúcar de confeiteiro
1 e 1/2 xíc. (chá) de farinha de trigo
3/4 xíc. (chá) de amido de milho
3 gemas de ovos cozidas
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de essência de baunilha
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo:

Coloque, na tigela da batedeira, a manteiga e o açúcar. Bata até que a mistura fique fofa e esbranquiçada. Junte então a farinha, o amido, as gemas peneiradas, o sal e a baunilha. Misture tudo com as mãos até que a massa fique homogênea. Embrulhe a massa em plástico filme e leve para gelar por pelo menos 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 180oC. Abra a massa com cerca de 1cm de espessura e corte com um cortador de florzinha - aqui em casa usei uma forminha de mini tartelete para cortar e fiz o buraquinho com a parte de baixo de um bico de confeitar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e leve para assar em assadeiras forradas com papel manteiga ou tapete de silicone, por cerca de 20 minutos, ou até que o biscoito fique levemente dourado. Retire do forno e transfira para uma grade para esfriar.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...