domingo, 23 de outubro de 2016

Empadinhas de Frango


Ontem minha avó veio aqui em casa e trouxe para a gente comer uma bandeja de empadinhas que ela comprou em uma lojinha especializada nos quitutes, aqui perto de casa. Naturalmente, sou desconfiada com coisas da rua, só porque sou cheia de opinião e acho que, se é pra comer, melhor que a gente faça então. Mas ontem, varada de fome, fui experimentar uma das empadinhas da vovó. Qual a minha alegria de descobrir que eram maravilhosas! Massa amanteigada e recheio super saboroso, o que mais queremos de um salgadinho? Enfim, hoje acordei com crise de abstinência das empadinhas e decidi preparar a minha versão caseira, eleita pela Talita como a melhor empadinha que ela já fez! E ficou tão deliciosa quanto as que a vovó trouxe! Talvez amanhã tenha até repeteco..

Empadinhas de Frango

Ingredientes:

Massa

600g de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
300g de manteiga com sal ou sem, cortada em cubinhos
3 gemas
50ml de água gelada

Recheio de Frango

1 cebola picadinha
2 peitos de frango, cozidos e desfiados
2 tomates picados
1/2 colher (sopa) de farinha de trigo
150ml da água em que o frango foi cozido
Salsinha picada
Gema para pincelar


Modo de Preparo:

Em uma tigela grande, misture a farinha com o sal. Junte a manteiga e desfaça os cubos esfregando na farinha com a ponta dos dedos. Quando todos os pedaços de manteiga estiverem misturados a farinha, junte as gemas e água e junte tudo em uma bola de massa. Se o dia estiver muito quente, deixe a massa na geladeira por 30-60 minutos.

Recheio - Se preferir, antes de fazer a massa da empada, faça o recheio, que deve estar completamente frio antes de rechear a massa. Frite a cebola em um fio de óleo, junte o frango desfiado e os tomates. Polvilhe a farinha de trigo e frite mais um pouco. Junte a água e deixe engrossar o caldo. Assim que desligar o fogo, misture a salsinha picada. 

Montagem - Abra a massa de empadinha entre dois plásticos com um rolo. Corte a massa em círculos, um maior para fazer a massa e outro menor para a tampa. Use forminhas de alumínio descartáveis para facilitar o trabalho depois. Cubra a forminha com um disco de massa, recheie com o frango completamente frio e cubra com outro círculo de massa. Pincele as empadinhas com gema e leve para assar em forno pré aquecido 190ºC por cerca de 40 minutos. 

Um comentário:

Mary - Strawberrycandy disse...

Que empadinhas fantásticas!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...