segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Torta de Maçã - com Massa de Brioche e Creme de Confeiteiro


Se tem um pãozinho que eu adoro fazer em casa, é o brioche. Sua textura é macia e amanteigada, parece que estamos comendo um pedacinho de nuvem. Essa receita do Paul Hollywood, pra mim, é a melhor do mundo. Já testei várias mas essa continua, de longe, a minha favorita. Por isso, folheando o livro do padeiro, me deparei com uma receita de uma torta de maçã que usava a massa do brioche e creme de confeiteiro. Pronto. Já me ganhou ali mesmo. Fiz o creme de confeiteiro feliz da vida e recheei o meu rico pãozinho. O resultado? Uma torta incrivelmente macia, doce na medida certa e maravilhosa, do lanche ao último pedacinho que sobrou para o café da manhã! 

Torta de Maçã - com Massa de Brioche e Creme de Confeiteiro
do How to Bake, do Paul Hollywood

Ingredientes:

1/2 receita de brioche
250ml de leite integral
60g de açúcar refinado
1/2 fava de baunilha
3 gemas
20g de amido de milho
2 maçãs fatiadas - sem casca e sem miolo
Açúcar e canela para polvilhar

Modo de Preparo:

Prepare o creme de confeiteiro - Em uma panela, aqueça o leite com a metade do açúcar e as sementes da baunilha. Em outra tigela, bata as gemas com o amido e o restante do açúcar, até que a mistura fique esbranquiçada. Assim que o leite começar a ferver, desligue o fogo e jogue um pouco do leite sobre as gemas, mexendo sempre. Junte o restante do leite às gemas e volte à panela. Cozinhe, mexendo sempre, em fogo baixo, por cerca de 5 minutos, ou até que o creme tenha engrossado. Retire do fogo, transfira para uma tigela e cubra com um plástico filme, diretamente em contato com o creme, para evitar a formação de película. Reserve.

Abra a massa do brioche em sobre uma forma redonda de 23cm de diâmetro. Coloque o creme de confeiteiro frio por cima da massa, deixando uma bordinha de cerca de 1,5cm. Deixe descansar por cerca de 2 horas. Após o descanso, arrume as maçãs sobre o creme e polvilhe com uma quantidade generosa de açúcar com canela. Leve ao forno pré-aquecido a 190oC por cerca de 35 minutos, ou até que o brioche esteja totalmente assado e as maçãs amolecidas. Retire do forno e sirva em temperatura ambiente.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...