quarta-feira, 20 de julho de 2016

Merengue Italiano


Tenho receitas que me acompanham eternamente. Por exemplo, a minha receita de merengue suíço. Uso sempre e nunca cogitei trocá-la, porque sempre acho que fica perfeito, além de delicioso. Isso até eu começar o curso de confeitaria. Agora me vejo com a necessidade de praticar e colocar meus conhecimentos à prova em casa também. Já tinha tentado um merengue italiano uma vez, sem nenhum sucesso. Essa vez que eu tentei, inclusive, foi uma das únicas vezes que um bolo caiu na minha geladeira. Provavelmente traumatizada pelo fato, nunca mais tentei novamente. Aí, estava desesperada para preparar um Gâteau St. Honoré, uma receita deliciosa que postarei em breve, e que utiliza o merengue italiano para ser incorporado ao creme de confeiteiro. Então decidi que era hora de superar o trauma e ir à luta. Mesmo sem termômetro, consegui fazer o merengue, que ficou lindo, maravilhoso, delicioso, com uma textura incrível e, arrisco dizer, um dos melhores merengues que eu já fiz. Usei um pouco para o creme e eu e o Bernardo ficamos disputando para comer o restinho que ficou na batedeira. 

Merengue Italiano

Ingredientes:

100g de claras de ovo
200g de açúcar refinado
Água para cobrir o açúcar
1/2 colher (sopa) de essência de baunilha

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque o açúcar e cerca de 1 dedo de água, o suficiente para cobrir o açúcar. Leve ao fogo médio-baixo. Enquanto isso, coloque as claras para bater em velocidade baixa. O ideal é que, quando a calda esteja no ponto, as claras já estejam fazendo picos firmes. Quando a calda atingir 116oC, ou o ponto de bala mole - aquele ponto em que o caramelo continua claro mas começa a estourar as bolhas mais lentamente - é hora de jogá-la, em fios, nas claras batidas, acrescente a baunilha e continue batendo em velocidade alta, sem parar, até que as claras tenham esfriado completamente. Use imediatamente. 

Um comentário:

Mary - Strawberrycandy disse...

Que rico merengue!
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
strawberrycandymoreira.blogspot.pt

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...