terça-feira, 1 de setembro de 2015

Quiche de Cebola com Roquefort


Toda vez eu falo que eu amo receber meus amigos em casa. Além de adorar a companhia deles, é mais uma chance que eu tenho de testar receitas para as pessoas comerem. Já faço isso sempre com o Bernardo e as crianças, mas a festa é garantida quando temos visitas queridas para compartilhar. Recebi minhas amigas ontem para bater papo aqui em casa e preparei algumas coisas. Torta banoffee, que todo mundo ama, pão de queijo, cookies, uma trança recheada, um cheesecake de Oreo - receita em breve! - e essa quiche. A massa é perfeita e bem folhada, e o recheio de cebola com gorgonzola é surpreendente! O Bernardo comeria todo o resto hoje no café da manhã, mas tive que pedir pra ele guardar um pedaço para tirarmos a foto de tarde!

Quiche de Cebola com Roquefort
do Cook Step by Step

Ingredientes:

Massa

200g de farinha de trigo
1 gema
1/2 colher (chá) de sal
100g de manteiga sem sal gelada
3 colheres (sopa) de água gelada

Recheio

2-3 galhos de tomilho
500g de cebolas, cortadas em meia-lua
30g de manteiga sem sal
Sal e pimenta-do-reino a gosto
175g de queijo roquefort
1 ovo, mais 1 gema
125ml de leite
1 pitada de noz moscada
4 colheres (sopa) de creme de leite


Modo de Preparo:

Massa - Em uma tigela, misture todos os ingredientes. Vá amassando com a ponta dos dedos, até que a massa fique lisa e uniforme. Enrole em um filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Forre uma assadeira canelada com a massa. Faça furos na base da massa com o auxílio de um garfo e leve ao freezer por cerca de 15 minutos, ou até que fique congelada. Leve diretamente ao forno pré-aquecido a 220oC por 15 minutos. Baixe a temperatura para 190oC e deixe que a massa comece a dourar nas beiradas, cerca de 5 minutos. Retire do forno e reserve.

Recheio - Em uma frigideira grande, derreta a manteiga. Acrescente as cebolas e as folhas de tomilho. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar em fogo baixo, até que elas comecem a dourar. Desligue o fogo, adicione o queijo roquefort, misture bem e reserve. Em uma tigela, misture o ovo, a gema, o leite, a noz moscada e o creme de leite. Bata bem com um fouet, tempere com pouco sal e pimenta e reserve.

Montagem - Arrume as cebolas e o queijo por cima da base da torta, já fria. Despeje o creme por cima e leve ao forno pré-aquecido a 190oC, por cerca de 35 minutos, ou até que o recheio comece a dourar. Sirva morna.

*Aqui em casa fiz uma saladinha de cenoura ralada, coentro e gomos de laranja para servir.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...