domingo, 23 de agosto de 2015

Waffle de Abóbora e Especiarias


Meu caso de amor com a abóbora já é antigo. Adoro sopa de abóbora, purê de abóbora, abóbora com quiabo e qualquer outra preparação salgada que leve o ingrediente. Mas os doces com a abóbora que realmente são minha perdição. Sempre fui daquelas que comia o doce de abóbora com cravo que vinha naqueles saquinhos de Cosme e Damião, junto com aquelas maria-mole de casquinha e doces de amendoim, onde todos os sabores se misturavam. E a estrela pra mim não eram os chicletes e balas, mas os doces de abóbora e batata doce. Até hoje eu como o de todos os saquinhos que ganhamos aqui em casa. Ano passado eu descobri uma receita que só de lembrar do aroma me dá vontade de preparar de novo. O cupcake de abóbora com especiarias e cobertura de cream cheese, perfeito para servir em um chá da tarde, ou comer no café da manhã. Pensando em café da manhã e com uma abóbora quase estragando na geladeira, fui atrás de uma receita de waffle de abóbora, porque ora, se o cupcake é delicioso, por que não mudar o formato para um delicioso e fofo waffle para complementar um café de domingo? Encontrei uma receita do jeito que eu queria. Fiz a besteira de só fazer a metade, mas me arrependi profundamente. No final do café já estava com saudades do sabor e do aroma dos meus waffles.

Waffle de Abóbora e Especiarias

Ingredientes:

1/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 e 1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 e 3/4 colheres (chá) de canela
2 colheres (chá) de gengibre
1/4 de colher (chá) de cravo da índia triturado
1/2 colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
2 ovos grandes
1 xícara (chá) de leite integral
1 xícara (chá) de purê de abóbora - abóbora cozida em água e batida
4 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida e morna

Modo de Preparo:

Misture bem o açúcar mascavo e o amido de milho em uma tigela grande. Acrescente os demais ingredientes secos e misture. Separe as gemas das claras, bata as claras em neve até formar picos firmes e reserve. Misture a abóbora, o leite e as gemas. Junte a manteiga derretida e misture um pouco mais. Adicione os ingredientes secos e misture brevemente; a massa não precisa ficar totalmente homogênea e assim manterá um pouco da textura da abóbora e dos temperos. Misture delicadamente as claras até que elas estejam totalmente incorporadas à massa. Aqueça sua máquina de waffle. Quando atingir a temperatura correta, unte com manteiga – derretida ou em spray – e despeje 1/4 da massa no centro da forma. Para saber se está pronto eu em geral abro pra checar quando pára de sair fumaça.

Servi os meus com uma cobertura de cream cheese (2 colheres (sopa) de cream cheese batidas com 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro), morangos frescos e xarope de bordo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...