quinta-feira, 9 de julho de 2015

Creminho de Morango


O Caio adora iogurte. E aqui em casa sempre tem do industrializado. O Bernardo toma todos os dias e o pimpolho também, e adora o de morango. Estamos tentando aqui em casa um 'detox' industrial, e testando receitas caseiras de tudo o que a gente compra fora. Esse creminho de iogurte parece muito com aquele petit suisse que as crianças - e os adultos também, vai - amam. E fica perfeito! Como é preparado com uma calda de açúcar com morangos e misturado à coalhada seca caseira, fica docinho e bem consistente. A turminha provou e aprovou, e aproveitamos também para usar a nossa iogurteira nova, que não sai da tomada desde que chegou!

Creminho de Morango
do Livro Comidinhas Vegetarianas

Ingredientes:

1 receita de iogurte natural*, feita com 3 litros de leite tipo A
400g de morangos
5 colheres (sopa) de açúcar demerara
Suco de 1/2 limão 
Tecido de algodão limpo ou voal

Modo de Preparo:

Faça o iogurte natural* com o leite. Assim que o iogurte estiver pronto, pegue o tecido e forre um recipiente, deixando as pontas para fora. Verta o iogurte para dentro e una as pontas para formar uma trouxinha. Amarre e deixe escorrer o soro de um a dois dias, com um recipiente embaixo. Nesse ponto você obterá uma coalhada seca. Leve os morangos com o açúcar e o suco de limão ao fogo alto, até que cozinhem levemente. No liquidificador, coloque a coalhada e os morangos já frios, e bata até formar um creme homogêneo. Ponha a mistura em copinhos e leve para gelar por, no mínimo, 4 horas. Sirva puro ou como acompanhamento de granola.

*Para o iogurte natural: Ferva os 3 litros de leite. Desligue o fogo e deixe amornar, de forma que você consiga ficar com seu mindinho por 10 segundos dentro do leite. Junte 1 copo de iogurte natural integral. Feche a panela, embrulhe-a em um pano e deixe-a em temperatura ambiente por cerca de 8 horas. Utilize como pedido na receita.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Renata, essa receita é maravilhosa, deliciosa, uma textura aveludada, perfeita!! Tenho um filho de 2 anos e ele amou. Sem conservantes, corantes, tudo de bom! Obrigada por compartilhar mais essa. Abraço, Cintia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...