sábado, 23 de maio de 2015

Almôndegas Suecas - de Porco - com Molho


Eu sempre fui bem preconceituosa com a pobre da carne de porco. Na verdade o que eu realmente gosto são os embutidos, nunca gostei da carne mesmo, e acho que nunca tinha preparado nenhum pedaço do bichinho sem ser o processado e a costelinha. Eis que no mercado avisto uma prateleira cheia de cortes, pra mim, novos, do porquinho. Aí lembrei logo de uma receita do meu livro de uma almôndega com carne de porco. Quem cozinha sabe do costume que o pessoal tem, especialmente na Europa, de misturar a carne de porco com a de boi quando moída, com o intuito de deixar as preparações mais macias. Comprei então um prato de patinho suíno e voltei pra casa pensando nas minhas almôndegas. Preparei e, antes de colocar o molho, já estávamos comendo como loucos as bolinhas. Além de super suculentas, ficaram muito saborosas, nada de gosto de chiqueiro! =P

Almôndegas Suecas - de Porco - com Molho
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

450g de carne de porco moída
75g de farinha de rosca
1/2 cebola grande ralada, gelada
1 colher (sopa) de leite
1 ovo, levemente batido
1 colher (chá) de açúcar
Sal e pimenta a gosto
25g de manteiga
1 colher (sopa) de óleo de girassol
Purê de batatas, para servir

Molho

1 colher (sopa) de farinha de trigo
250ml de caldo de carne
1 colher (chá) de geleia de cranberry
1 colher (sopa) de creme de leite

Modo de Preparo:

Em uma tigela grande, misture a carne de porco, a farinha de rosca, a cebola, o leite, o ovo, o açúcar e tempere bem com o sal e a pimenta. Pré-aqueça o forno a 150oC. Aqueça em uma frigideira grande a manteiga e o óleo. Com as mãos umedecidas com água, faça pequenas bolinhas com a massa e frite-as por cerca de 10 minutos, virando-as na metade do tempo. Transfira as almôndegas para uma tigela e leve-as ao forno, tampadas com papel alumínio, enquanto prepara o molho. Retire a frigideira do fogo e acrescente a farinha de trigo. Misture bem com os líquidos da frigideira e vá acrescentando o caldo aos poucos, misturando bem, em fogo baixo, até engrossar. Desligue a panela e misture a geleia e o creme. Tempere a gosto e sirva sobre as almôndegas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...