sábado, 17 de janeiro de 2015

Frango Agridoce


A vida esconde realmente muitas surpresas. Há alguns meses, minha empregada, que me ajudava em tudo aqui em casa, decidiu largar o emprego. Ia morar longe e ficaria impossível vir trabalhar com a bebezinha dela, que vem com ela desde que acabou a licença maternidade. No final do mês passado, demos adeus ao conforto que tivemos nos últimos cinco anos: roupa limpa e passada, comida na mesa quentinha, louça lavada e casa limpa. Desde então, eu e Bernardo assumimos todas as responsabilidades domésticas, além de cuidar das crianças e trabalhar. Acontece que estão todos de férias, e isso facilita muito o meu trabalho. Não há tanta necessidade de horários e a rotina está meio bagunçada. Tenho procurado, no entanto, preparar comidas que não exijam de mim muito tempo, já que tenho que me dedicar a mil outras atividades durante o dia. Aí fica meio apertado pensar em coisas diferentes pra pimpolhada comer. O que eu ando querendo mesmo são coisas rápidas e que não sujem toneladas de louça. E foi assim que apareceu esse franguinho delicioso, acompanhado desse molho, perfeito com um arroz e uma saladinha!

Frango Agridoce
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

Marinada

1 colher (chá) de amido de miloh
1 colher (sopa) de molho de soja (shoyu)
1 colher (sopa) de vinho de arroz ou xerez
1 colher (chá) de açúcar

Frango

500g de peito de frango, cortado em tiras de 1cm de espessura
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
2 dentes de alho picador
3cm de gengibre ralado
100g de castanha-de-caju crua picada - usei amêndoas em lascas que tinha em casa

Molho

2 colheres (sopa) de vinagre de arroz ou vinagre de vinho branco
2 colheres (sopa) de vinho de arroz ou xerez
3 colheres (sopa) de ketchup
2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
100ml de caldo de galinha
1 colher (sopa) de açúcar

Modo de Preparo:

Misture os ingredientes da marinada e despeje sobre o frango, em uma tigela. Cubra com plástico filme e deixe descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos. Em outra tigela, misture os ingredientes do molho e reserve. Aqueça o óleo em uma panela, adicione o alho e o gengibre e refogue por 1 minutos. Acrescente o frango e deixe cozinhar até que a carne comece a dourar. Junte os ingredientes do molho reservado e deixe ferver. Por último, jogue as castanhas e cozinhe por cerca de 3 minutos, ou até que o molho fique encorpado. Sirva com arroz branco.

Um comentário:

Marina Mott disse...

delícia de frango! estou sem empregada mensalista já há uns 3 anos! Não é que a gente se acostuma? Bj!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...