segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Stollen


Meu marido não tem muita sorte quando o assunto é pedir receita. Esse cookie brownie, por exemplo, ele me pede pra fazer toda semana. Mas eu sempre tenho outra ideia em mente, e o pobre cookie nunca sai da teoria. Aí ele estava revendo umas fotos antigas e me pediu que fizesse um panettone. Aí eu, esperta que sou, comprei todos os ingredientes no mercado para fazer o panettone dele. Só que, folheando meu livro, tive outra ideia. Por que não prepara um stollen?! Afinal de contas, é uma receita diferente, que não tem no blog e eu nunca comi. Pronto! O pão saiu delicioso e macio, e a receita é similar à do brioche. Receita escolhida e mais um item na lista de espera do meu paciente marido!

Stollen
do Step by Step Baking

Ingredientes:

200g de passas escuras
100g de passas claras
100ml de rum
400g de farinha de trigo 
2 colheres (sopa) de fermento biológico seco instantâneo
60g de açúcar refinado
100ml de leite morno
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
Uma pitada de sal
1/2 colher (chá) de mixed spice
2 ovos grandes
175g de manteiga amolecida, em cubos
200g de frutas cristalizadas
100g de amêndoas moídas
Açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Modo de Preparo:

Na noite anterior ao preparo do pão, coloque as passas de molho no rum. No dia seguinte, peneire a farinha em uma tigela. Faça um buraco no meio, coloque o fermento e uma colher (chá) do açúcar. Despeje o leite por cima e deixe o fermento agir por cerca de 15 minutos. Adicione o restante do açúcar, a baunilha, o sal, o mixed spice, os ovos e a manteiga. Misture tudo com uma colher de pau, depois transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por 5 minutos, até que a massa fique macia. Adicione então as frutas cristalizadas, as passas drenadas e as amêndoas moídas, sovando a massa para que as frutas incorporem bem. Coloque a massa em uma tigela untada com óleo e cubra com plástico filme. Deixe descansar por cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume. Após o descanso, retire a massa da tigela e sove-a sobre uma superfície untada para retirar o ar. Abra a massa em um retângulo de cerca de 25x35cm e dobre um dos lados, no maior sentido, até que chegue no meio da massa. Repita a operação com o outro lado e vire o stollen sobre uma assadeira grande, forrada com papel manteiga ou silpat. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por mais 1 hora, ou até dobrar novamente de volume. Leve para assar em forno pré-aquecido a 160oC, ou até que o pão fique levemente dourado. Retire do forno e deixe descansar até que esfrie completamente. Polvilhe com bastante açúcar de confeiteiro para servir.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...