domingo, 14 de dezembro de 2014

Quiche de Cebola Caramelizada com Queijo de Cabra


Eu já contei aqui que não era nada chegada no queijo de cabra. Aí, na tentativa de mudar meu paladar, comprei um bom pedaço de Casablanca. Já na primeira mordida, caí de amores. Com certeza é o meu queijo de cabra preferido, seguido do delicioso feta, e, atualmente, qualquer outro também. Para receber minhas amigas outro dia, fiz essa quiche. As cebolas carameladas e o queijo de cabra combinaram perfeitamente. No dia seguinte comi o restante praticamente sozinha. Na hora que o Bernardo foi procurar, já não tinha mais nem migalha pra contar história!

Quiche de Cebola Caramelizada com Queijo de Cabra

Ingredientes:

Massa

1¼ xícara farinha de trigo
½ colher (chá) sal
100g manteiga, gelada e cortada em pedacinhos
30ml (2 colheres de sopa) água gelada

Recheio

1 cebola roxa, fatiada
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
100g de queijo de cabra ralado
25g de queijo parmesão ralado
200g de creme de leite
2 ovos
1 colher (chá) de tomilho seco
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Massa - Na tigela do processador coloque a farinha, sal e manteiga, pulse até formar uma farofa úmida. Adicione a água aos pouquinhos, até que uma massa de forme, não processe demais, e pode ser necessário mais água, ou menos também. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e amasse algumas vezes, só até ficar homogênea. Abra a massa com um rolo e cubra-a uma forma canelada de 25cm, fure a massa com um garfo e leve ao freezer por 30min. Pré-asse a massa por 20 minutos no forno a 180oC, retire e deixe esfriar.

Recheio - Em uma frigideira, doure a cebola na manteiga com o açúcar e o sal. Deixe caramelizar por cerca de 5 minutos. Retire do fogo e reserve. Em uma tigela, misture o queijo de cabra, o parmesão, o creme de leite, os ovos e o tomilho. Tempere com o sal e a pimenta e junte a cebola.

Montagem - Recheie a torta com o creme e leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 40 minutos, ou até que a quiche fique firme no centro e passe no teste do palito.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...