sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Gnocchi com Pesto de Cebolinha e Limão Siciliano


Minha massa preferida, definitivamente, é o gnocchi. Adoro a maciez e delicadeza que ele tem, e acho perfeito com qualquer tipo de molho. Queria fazer um pesto pro jantar, mas não tinha manjericão. Acabei lançando mão de uma cebolinha linda que comprei no mercado, com um toque de limão siciliano. Como também não tinha pinoli, usei um restante de pistache que tinha aqui disponível. O gnocchi ficou tão gostoso que eu e o Bernardo comemos escondidos na cozinha, antes das crianças descobrirem o que estávamos fazendo!

Gnocchi com Pesto de Cebolinha e Limão Siciliano

Ingredientes:

Gnocchi

1 kg de batatas
200g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal

Pesto

1/2 maço de cebolinha
1/4 xíc. (chá) de pistache, sem casca
1/2 xíc. (chá) de azeite de oliva
1 dente de alho
1/2 xíc. (chá) de parmesão ralado
Raspas e sumo de 1/2 limão siciliano
Sal e pimenta a gosto
Parmesão para servir

Modo de Preparo:

Gnocchi - Cozinhe as batatas em bastante água com sal. Amasse-as ou processe-as, junte o sal e vá juntando a farinha de trigo até que dê o ponto de desgrudar das mãos, aqui em casa usei 150g. Quanto mais farinha, mais ressecada ficará a massa. Ferva bastante água com sal em uma panela grande. Enquanto isso, molde os gnocchis. Divida a massa em 8 pedaços. Enrole cada pedaço de massa, de forma que virem cilindros não muito grossos. Corte os gnocchis, sempre polvilhando com farinha para não grudar. Coloque-os para cozinhar na água fervente, e deixe-os ferver até que subam à superfície da água. Retire do fogo, passe por um recipiente com água gelada e reserve.

Pesto - Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem, até que o molho fique homogêneo e encorpado. Retire do liquidificador e leve à uma frigideira grande aquecida. Junte o gnocchi e deixe que o molho penetre bem na massa. Sirva com bastante parmesão ralado.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...