domingo, 28 de dezembro de 2014

Bolo de Cerejas em Calda


Quando eu era pequena, minha mãe sempre recebia cestas na época do Natal. Além de panettone, vinha sempre um monte de frutas em calda. Pêssego, ameixa, abacaxi e cerejas ao marasquino. Essas últimas, pobre coitadas, ficavam sempre o ano seguinte inteiro rolando, porque ninguém gostava de comê-las com nada. Aí vencia e a gente tinha que jogar fora. Esse ano, para a ceia de Natal, fiquei responsável por levar um Tender. E precisava de algumas cerejas para enfeitar o meu assado. Liguei pra minha mãe, imanginando que ela teria o ingrediente, e acertei! Peguei com ela o vidrinho de cerejas, cortei um abacaxi lindo e orgânico que tinha comprado e pronto, Tender perfeito pra festa! Só que sobrou aqui ainda uma tonelada de cerejas. Lembrei de ter visto no primeiro episódio do The Great British Bakeoff desse ano um bolo de cerejas da Mary Berry e pensei que era aquilo mesmo o que eu queria fazer com o restante daquele vidrinho. O bolo saiu maravilhoso e fofinho, e a adição da farinha de amêndoas deixou ele ainda mais saboroso e molhadinho.


Bolo de Cerejas em Calda

Ingredientes:

Massa

200g de cerejas em calda
225g de farinha de trigo com fermento
175g de manteiga sem sal, amolecida
175g de açúcar refinado
Raspas de 1 limão siciliano
50g de amêndoas moídas
3 ovos

Glacê

175g de açúcar de confeiteiro
Suco de 1 limão
15g de lascas de amêndoas, para decorar
5 cerejas, cortadas ao meio, para decorar

Modo de Preparo:

Massa - Pré-aqueça o forno a 180oC. Comece drenando as cerejas em uma peneira. Lave-as em água corrente, seque-as bem com um papel toalha e reserve. Reserve duas colheres (sopa) da farinha de trigo. Coloque o restante dos ingredientes na tigela da batedeira e bata por cerca de 2 minutos, até que a mistura fique homogênea. Passe as cerejas pela farinha de trigo, envolvendo-as bem, para que não afundem no bolo. Adicione-as à massa, misturando bem. Coloque a massa em uma fôrma redonda, de furo no meio, de cerca de 23cm de diâmetro. Leve ao forno por cerca de 35 minutos, ou até que o bolo passe no teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar. 

Glacê - Misture o açúcar com suco de limão suficiente para formar uma pasta grossa. Com as costas de uma colher, espalhe a cobertura como desejar. Decore com as cerejas e amêndoas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...