quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Barrinha de Cereal Crocante Caseira


Aqui em casa todo mundo gosta de barrinha de cereal. Especialmente aquelas que são bem docinhas, molinhas e deliciosamente carameladas. Até o Caio come uns pedaços de vez em quando. Estava à procura daquelas crocantes da Nature Valley mas não consegui encontrar aqui no mercado perto da minha casa. Foi quando o Bernardo disse que preferiria mesmo que eu fizesse em casa. Aí eu gamei, claro, fui logo à procura de uma receita que pudesse ficar parecida. Comprei um tanto de aveia, o mel que não tinha em casa e fiz as barrinhas. E não poderiam ter ficado melhores. Bernardo levou para o trabalho e me ligou só pra dizer que as barrinhas estavam uma delícia, inclusive disse que curtiria mil vezes no Face se fosse possível, hehehe. Exageros à parte, elas são mesmo deliciosas. Crocantes e cheias de castanhas, com o saborzinho da canela de fundo, fazem mesmo jus àquelas compradas prontas. Mas claro, sem nada de aditivos!

Barrinha de Cereal Crocante Caseira

Ingredientes:

7 xíc. (chá) de aveia em flocos
1/2 xíc. (chá) de óleo vegetal
1 colher (chá) de sal
1 e 1/2 xíc. (chá) de amêndoas - usei castanha-do-pará e nozes que tinha em casa
1/2 xíc. (chá) de uva passa escura - opcional
3/4 xíc. (chá) de mel
3/4 xíc. (chá) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de essência de baunilha
2 colheres (chá) de canela em pó - opcional

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 200oC. Em uma tigela grande, despeje a aveia, o óleo e o sal. Misture bem até que o óleo tenha coberto completamente os flocos de aveia. Coloque a mistura em uma assadeira retangular de cerca de 40x30cm e leve ao forno por cerca de 20 minutos, mexendo a cada 5, até que os flocos de aveia fiquem levemente dourados. Enquanto isso, em uma panela, aqueça o mel, o açúcar, até que o açúcar dissolva completamente. Retire do fogo e junte a baunilha e a canela. Retire a aveia do forno e coloque em uma tigela grande com as nozes, as passas e o xarope de açúcar com mel. Misture bem para incorporar os ingredientes e despeje na mesma fôrma que foi utilizada para dourar a aveia, forrada com papel alumínio. Pressione as barrinhas em uma camada da mesma espessura de todos os lados, para que fiquem homogêneas quando cortadas. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC por cerca de 50 minutos, ou até que esteja dourada. Retire do forno e deixe descansar pode 10 minutos antes de cortar. Corte com uma faca grande as barrinhas, com cuidado para não quebrá-las. Não espere mais de 10 minutos para cortar, ou elas endurecerão e será impossível cortar sem quebrá-las. 

As barrinhas rendem muito e duram até 2 semanas em um recipiente hermeticamente fechado, mas duvido que sobrarão até lá! As sobras do corte ficam ótimas por cima do iogurte, como uma granola!

Um comentário:

Maíra Bezzi disse...

Amiga, adorei sua ideia de fazer as barras em casa! Coisa boa! Dia desses vou me animar e fazer na minha casa nova aqui em KL! Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...