segunda-feira, 19 de maio de 2014

Bolo de Limão Siciliano com Sementes de Papoula


Essas sementinhas de papoula foram meu objeto de desejo por anos. Nunca tinha usado em nenhuma receita, tampouco comido essas belezinhas. Trouxe um vidrinho - muito modesto, muito arrependimento - de sementes de papoula e, desde então, tenho usado em várias receitas. A mais recente foram esses bolinhos ultra macios e perfumados de limão, que fiz há algumas semanas, altas horas da noite. Às vezes é assim, no meio da noite bate uma vontade danada de fazer um bolo. E assim foi com esse. Sorte que a receita era muito fácil, só precisei mesmo de uma tigela e uma colher. Além do mais, saíram fofinhos e azedinhos, textura que durou por dias a fio. Quer dizer, só sabemos que durou por dois dias, porque foi o tempo que ficaram expostos no prato!

Bolo de Limão Siciliano com Sementes de Papoula
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

250g de farinha de trigo com fermento
1 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
125g de açúcar refinado
Raspas de 1 limão siciliano
1 colher (chá) cheia de sementes de papoula - você pode usar sementes de chia também
100ml de leite integral
100ml de iogurte natural
3 e 1/2 colheres (sopa) de óleo
1 ovo grande
2 colheres (sopa) de suco de limão
Açúcar de confeiteiro e suco de limão, para a cobertura

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 190oC. Em uma tigela, peneire a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. Adicione as raspas de limão e as sementes de papoula. Em outra tigela, misture o leite, o iogurte,  o óleo, o ovo e o suco de limão. Bata bem com um garfo para incorporar. Adicione a mistura líquida aos ingredientes secos, misturando o suficiente para que a massa fique homogênea. Coloque a mistura em uma assadeira de bolo inglês - usei três mini assadeiras - e leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até que o bolo passe no teste do palito. Retire do forno e deixe amornar. Para a cobertura: Peneire cerca de 100g de açúcar de confeiteiro e misture com um pouco de suco de limão, até que fique com uma textura de cobertura mole. Passe por cima dos bolinhos desenformados e decore com raspas de limão.

4 comentários:

Unknown disse...

Olá Renata!
Ahhh, sempre quis usar essa sementinhas em minhas receitas, mas nunca tive coragem, rsrsrs!! Mas com essa sua sugestão deve ficar uma delícia, vou testar!
Bjss, Amanda

www.amorasdebatom.blogspot.com.br

Renata disse...

Oi Amanda! O gosto delas é um pouquinho assemelhado ao gergelim, mas nada que dê pra notar muito na receita. Dá uma crocância delícia!

Beijos!

Dafne Augusto disse...

Oi Renata. Tb nunca experimentei sementes de papoula nao. Como vc eu adoro fazer bolo a noite. Do nada bate aquela vontade neh? kkk Agora mesmo tem um no forno.

Beijos

Unknown disse...

Oi Renata! Este bolo deve ter ficado muito delicado e com delicioso aroma. Gostei muito.
Bjs
Mel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...