segunda-feira, 24 de março de 2014

Pavlova com Frutas Vermelhas


Minha mãe esteve aqui em casa há algumas semanas e, folheando o meu livro novo, encontrou uma receita de pavlova, e comentou comigo que adora a sobremesa. Dias depois, com a geladeira cheia de claras restantes da receita do creme de confeiteiro das tortinhas do chá das 5, decidi combinar com ela pra vir aqui fazermos a sobremesa. Apesar do meu forno temperamental, que 'derrubou' meu merengue e deixou ele um pouco mais escuro do que o da foto, a sobremesa - que saiu quase na hora do jantar - foi um sucesso. A combinação perfeita da suavidade e doçura do merengue com o geladinho do creme e o azedinho das frutas é maravilhosa, além da apresentação ser super chique. Acordei no dia seguinte com desejo de comer um pedacinho, sem nenhum peso na consciência daquele ser meu café da manhã. 

Pavlova com Frutas Vermelhas
do Family Kitchen Cookbook

Ingredientes:

6 claras de ovo
Uma pitada de sal
Aproximadamente 360g de açúcar de confeiteiro
2 colheres (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de vinagre
300ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de açúcar
Framboesa, mirtilo, amora e groselha, para decorar

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180oC. Forre uma assadeira com papel manteiga e reserve. Coloque as claras de ovo em uma tigela grande, com o sal. Bata as claras em ponto de neve e vá acrescentando o açúcar, uma colher de sopa de cada vez. Continue adicionando até que o merengue tome uma consistência firme e brilhante. Acrescente, então, o amido de milho e o vinagre, previamente misturados. Forme um círculo alto de merengue na fôrma, deixando as bordas bem alinhadas. Asse por cinco minutos no forno a 180oC. Depois, reduza a temperatura a 120oC - usei meu forno entreaberto, com uma colher na porta, junto com o meu termômetro de forno, para verificar a temperatura. Asse por mais uma hora e meia. Deixe esfriar completamente dentro do forno. Depois da pavlova fria, bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly com a colher de sopa de açúcar e despeje por cima do merengue. Decore com as frutas e sirva. Fica ótimo gelado também!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...