segunda-feira, 3 de março de 2014

Hambúrguer Caseiro - E o Pão Também!


Acontece que nessa vida apressada que levamos nem sempre temos o tempo para tirar uma boa foto. Essa, por exemplo, foi tirada no meio da noite, enquanto preparávamos os hambúrgueres e cuidávamos para que não esfriassem antes de comermos. Por isso o clique melhorzinho foi escolhido para ilustrar essa receita que, devo admitir, ficou uma maravilha! O pão de batata doce, absolutamente macio, em contraste com a carne com uma boa porcentagem de gordura, a saladinha crocante e uma maionese deliciosa coroaram o lanche, milhares de vezes melhor do que aqueles que compramos nos fast-foods da rua!

Pão de Hambúrguer de Batata Doce

Ingredientes:

1/4 xíc. (chá) de água morna
1 colher (sopa) de fermento biológico seco instantâneo
1/2 colher (chá) de açúcar
1 xíc. (chá) de buttermilk*, morno
1/4 xíc. (chá) de manteiga amolecida
1 ovo em temperatura ambiente
1/4 xíc. (chá) de açúcar
1 e 1/4 colher (chá) de sal
3/4 xíc. (chá) de batata doce cozida e amassada
Cerca de 5 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga derretida
Gergelim para polvilhar

Modo de Preparo:

Na tigela da batedeira, coloque a água morna, o fermento e a 1/2 colher de açúcar. Misture e deixe agir por 5 minutos. Junte então o buttermilk, a manteiga, o ovo, o açúcar restante, o sal e a batata doce. Vá acrescentando a farinha e sovando, até que a massa fique macia e elástica, mas ainda um pouco pegajosa. Transfira a massa para uma tigela untada com óleo, cubra com um plástico filme e deixe  descansar até que dobre de volume - cerca de 1 hora. Após o descanso, abra a massa e divida-a em porções do tamanho desejado - lembre-se de que os pãezinhos dobram de tamanho! Faça bolinhas com a massa e coloque-as em uma assadeira untada com manteiga derretida. Cubra a assadeira com um pano de prato e deixe os pãezinhos crescerem novamente por cerca de 30 minutos, ou até dobrarem de tamanho. Leve os pães ao forno pré-aquecido a 200oC por cerca de 20 minutos, ou até que comecem a dourar. Retire do forno e pincele com a manteiga derretida. Reserve.

*Para o buttermilk caseiro, adiciono 1 colher (sopa) de vinagre branco para cada xícara de leite integral. Misturo e deixo descansar por 10 minutos.

Hambúrguer Caseiro

Ingredientes:

700g de acém moído - sempre fazia com patinho moído, mas descobri no acém uma carne macia e saborosa, além de já ter a gordura necessária para um hambúrguer suculento
Temperos a gosto - usei 1 colher (chá) de páprica picante, a mesma medida de mostarda em pó e mais 2 colheres (chá) de molho inglês
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes. Com as mãos, modele hambúrgueres do tamanho dos pães prontos. Grelhe-os em uma frigideira - sem gordura - até que fiquem dourados dos dois lados. Retire da frigideira e monte os sanduíches. Nos meus usei alface, tomate, e maionese.

2 comentários:

Maiquel Cordeiro disse...

Boa tarde, qual é a medida da xícara? Você está usando o mesmo que um "cup" americano?

Renata disse...

Oi Maiquel!

É a medida do "cup" sim, 240 ml!

Um abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...