quinta-feira, 6 de março de 2014

Clafoutis de Ameixas


Se tem uma coisa que eu adoro é descobrir coisas novas. Esse clafoutis estava há tempos aberto aqui na aba do meu computador. Um dia, no mercado, encontrei uma bandeja linda de ameixas. Apesar de terem caído no gosto do pequeno faquir, que começou a comer uma e depois ficou enfiando os dedinhos pra ver o que tinha dentro - sobraram frutas suficiente para que eu pudesse experimentar essa sobremesa delicada e deliciosa. Aproveitei a visita de uma amiga querida e fiz o clafoutis. Para minha surpresa, o Bernardo - que não é lá muito fã das sobremesas com ovos - adorou, e comeu tanto que eu desconfiei, inclusive, que ele queria me agradar repetindo tantas vezes. Mas isso só até eu colocar o primeiro pedaço na boca. Aquela textura de pudim misturada ao azedinho da fruta formou uma combinação perfeita! Adorei e mal posso esperar pela época das cerejas para testá-la de novo!

Clafoutis de Ameixa
da Tina

Ingredientes:

8 ameixas frescas, partidas em quartos e sem caroço
5 colheres de açúcar
10g de manteiga sem sal derretida

Ingredientes para a massa do clafoutis:

20g de manteiga sem sal
2 ovos médios
3 colheres de sopa de açúcar
½ colher de chá de extrato de baunilha
20g farinha de trigo
60ml de leite em temperatura ambiente
75ml de creme de leite fresco

Modo de Preparo:

Comece macerando as ameixas - Ponha todas as frutas numa tigela e jogue 3 das 5 colheres de açúcar por cima. Misture bem o açúcar com as ameixas. Este processo vai fazer com que o sabor dos damascos se intensifique. Deixe macerando por umas 2 horas. Depois de 2 horas ligue o forno – 200oC. Pegue uma forma refratária de 20 cm e unte com a manteiga derretida. Jogue as restantes 2 colheres de açúcar na forma para polvilhar. Reserve.

Massa - Derreta as 20g de manteiga e deixe esfriar. Bata os ovos, açúcar e extrato de baunilha numa tigela para incorporar. Depois acrescente a farinha aos poucos e assim que a mistura ficar homogênea acrescente o leite e creme de leite, batendo sempre com o fouet. Derrame o liquido das ameixas na mistura e transfira a mistura para a fôrma pré-untada. Espalhe as ameixas por cima e leve ao forno por uns 30-35 minutos. Faça o teste do palito para ver se ele já está pronto. Retire do forno e sirva-o ainda morninho, polvilhado com um pouco de açúcar de confeiteiro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...