sábado, 7 de dezembro de 2013

Pão de Cebola


Semana passada eu estava morrendo de vontade de comer um pão de cebola. Como sempre, procurei no google imagens uma foto de um pão bem apetitoso. Não encontrei nenhuma do jeito que eu queria. Por sorte encontrei uma receita em um dos meus livros aqui em casa, infelizmente o livro que não tem nenhuma foto, hehehehe, sou igual criança, só gosto de livros com fotos! Enfim, fui pra cozinha fazer e, gente, que pão delicioso. Comi tanto que quase passei mal de noite! Mas ficou um pãozinho tão macio, com o recheio da cebola adocicada, ai ai ai, bom demais! Além de tudo, cresceu super bem e ficou pronto rapidíssimo!
Pão de Cebola
do Grande Livro de Receitas de Claudia

Ingredientes:

Para o Pão:

2 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
1/2 xícara (chá) de água morna
1 ovo pequeno
1/4 xícara (chá) de manteiga derretida

Para o Recheio:

1 cebola grande, cortada em rodelas
1/4 xíc. (chá) de manteiga
1/2 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de sal

Modo de Preparo:

Pão - Bata na batedeira o fermento, a farinha, o açúcar, o sal e a água. Junte o ovo (reserve um pouquinho para pincelar o pão) e a manteiga e bata por mais alguns segundos. Em seguida, coloque a massa em uma superfície polvilhada com farinha. Forme uma bola. Unte as mãos com um pouco de óleo e passe-as pela bola de massa. Deixe crescer por 45 minutos, ou até dobrar de volume.

Recheio - Frite a cebola na manteiga, em fogo baixo, até ficar macia. Junte o açúcar mascavo, mexendo até que derreta. Retire do fogo. Abra a massa com um rolo em um retângulo de 15x20cm, sobre uma superfície polvilhada. Recheie com a cebola e enrole a massa pelo lado mais comprido. Coloque em uma assadeira, cubra com um pano de prato e deixe crescer por mais 30 minutos. Pincele com o ovo reservado e leve ao forno pré-aquecido a 190oC por aproximadamente 40 minutos, ou até que o pão fique corado. Se perceber que o pão já está corado mas ainda está cru, cubra-o com um papel alumínio até que asse totalmente por dentro. Retire e espere amornar para cortar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...