sábado, 3 de agosto de 2013

Boston Cream Pie Doughnuts


Eu amo receber minhas amigas em casa! Acho que sempre é motivo pra festa e, especialmente para preparar coisas novas. Mas o que fazer quando se quer preparar doughnuts que levam mais de meio quilo de farinha e só se tem 400g do ingrediente?! Fui procurar na internet e encontrei essa receita ótima, que me rendeu mais de 15 doughnuts lindos e fofinhos! Missão cumprida: amigas satisfeitas e receita mais que aprovada!

Boston Cream Pie Doughnuts

Ingredientes:

Massa

3/4 xíc. (chá) de leite
2 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga
10g de fermento biológico seco
3 colheres (sopa) de água morna
1 ovo, batido
2 colheres (sopa) de açúcar
3/4 colher (chá) de sal
2 1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo
Óleo, para fritar

Creme

4 gemas
65 de açúcar
30g de amido de milho
350 ml de leite
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha - ou sementes de 1/2 fava

Cobertura

100g de chocolate meio-amargo
100g de creme de leite

Modo de Preparo:

Massa - Aqueça o leite em uma panela, com cuidado para não ferver. Em uma tigela, coloque a manteiga, adicione o leite quente e misture até que a manteiga derreta. Deixe descansar até que fique morno. Em uma tigela grande, misture o fermento, a água e a mistura de leite com manteiga. Adicione os ovos, o açúcar, o sal e a metade da farinha. Misture bem os ingredientes. Acrescente o restante da farinha, e misture até que a massa comece a desgrudar da tigela. Vire a massa em uma superfície enfarinhada e sove até obter uma textura macia e elástica. Transira a massa para uma tigela untada com óleo, cubra com plástico filme e deixe descansar por pelo menos uma hora, ou até que dobre de volume. Após o descanso, retire o ar da massa, sove-a por alguns minutos novamente e abra em um retângulo, com aproximadamente 1,5cm de espessura. Com um cortador redondo, corte círculos da massa. Deixe descansar novamente, por 30 minutos, em uma assadeira polvilhada com farinha. Aqueça o óleo em fogo baixo e frite os doughnuts, até que fiquem dourados dos dois lados. Reserve até que esfriem completamente.

Creme - Em uma tigela, bata com o auxílio de um fouet, as gemas e o açúcar, até que a mistura adquira uma coloração amarelo suave. Acrescente o amido de milho e reserve. Em uma panela, coloque o leite e a baunilha, e leve ao fogo até que levante fervura. Retire do fogo e deixe esfriar por 30 segundos. Lentamente adicione metade do leite quente sobre a mistura de ovos, mexendo sempre. Despeje a mistura de ovos no restante do leite e leve ao fogo até ferver e engrossar, mexendo sempre para não queimar nem empelotar. Coloque o creme em uma tigela rasa e deixe esfriar. Reserve.

Cobertura - Derreta o chocolate junto com o creme de leite no micro-ondas, por aproximadamente 1 minuto, acertando o tempo até que o chocolate derreta completamente.

Montagem - Insira a ponta da faca no meio do doughnut. Com o auxílio de um bico de confeitar ou um dispenser para molhos, coloque o creme dentro do doughnut pelo furo feito com a faca. Tenha certeza de que o recheio será suficiente para o douhnut, que deve ser bem generoso. Usando as costas de uma colher, espalhe a cobertura por cima dos bolinhos. Leve à geladeira para esfriar e sirva.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Renata! Que postagem boa! A foto está muito bonita e a receita bem explicadinha. Ainda vou experimentar este doughnut. Beijos, Paula

Quéroul disse...

ah, se tivesse conexão pelotas-bsb...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...