sábado, 30 de abril de 2011

Sushi Norimaki


Aqui em casa o pessoal é super fã de comida japonesa. Bruno, meu filho maior, sempre gostou, desde pequeno, quando até eu mesma tinha nojo daquele treco que, além de frio, era cru. Mas aí eis que, na primeira vez que experimentei, amei o sushi. Aí não parei mais. Marcelo agora fica louco pra comer, mas por enquanto só pode comer o arroz, ainda não liberamos o peixe. Mudando de assunto, na semana passada, em um passeio com meu marido - sozinhos, o que é um milagre, as crianças estavam na escola -, ganhei um livro lindíssimo, cheio de fotos maravilhosas. E foi onde encontrei essa receita. Ganhei o livro de manhã e de noite estava preparando os sushis. Sensação total em casa, só essa semana já fiz duas vezes. Da segunda vez, fiz para meu irmão mais novo experimentar. Mas a fome foi tanta que os sushizinhos nem chegaram à mesa, foram devorados na cozinha mesmo!

Sushi Norimaki
do livro Cook Step by Step

Ingredientes:

Arroz: 

500g de arroz para sushi
75 ml de vinagre de arroz
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal

Para a montagem:

Salmão
Kani
Atum
Cebolinha
6 folhas de Nori (folha de alga)

Modo de Preparo:

Arroz - Coloque o arroz em uma peneira e lave até que a água comece a sair límpida. Leve ao fogo baixo com 600 ml de água e deixe cozinhar até que os grãos fiquem macios e água seque por completo (se necessário, acrescente mais água). Reserve por 30 minutos. Em outra panela, adicione o vinagre, sal e açúcar. Leve ao fogo até que o açúcar dissolva por completo. Deixe esfriar. Junte, então, o arroz ao caldo e misture com uma colher umedecida com água. Reserve.
Montagem: Abra uma alga e coloque o arroz, com as mãos umedecidas, deixando 2 cm nas bordas sem arroz. Coloque, no meio, uma tira de peixe ou kani. Os nossos fizemos de kani, salmão e atum com cebolinha. Agora a parte mais importante: Umedeça as pontas da alga para que elas possam aderir ao rolinho, e enrole a alga com firmeza. Corte, com uma faca limpa e umedecida com água, os pequenos rolinhos. Lembre-se de limpar a faca a cada corte, pois o arroz gruda e impede que o corte seja feito com precisão. Sirva com molho shoyu.

9 comentários:

Paulo RT disse...

Que saudade de quando me meti a fazer comida japonesa.
Adoro, sem falar no quanto é saudável e gostoso de preparar, uma verdadeira arte.
Gosto muito daquele cone também (temaki o nome? não lembr.
Teus sushis ficaram perfeitos.

"Manjares da Manu" disse...

Nunca comi!!!Mas sempre tive curiosidade em provar!!!
Minha cunhada tem descendência japonesa e estão sempre fazendo, mais o cheiro da alga me tirou toda a vontade de comer!!!
O seu está lindooo!!!
Parabéns!!!!

Bjs...Bom domingo!!!

Lari/Jê disse...

Eu também sempre tive nojo de comer tanta coisa crua junto, mas foi só provar e foi amor à primeira mordida... rs

Beijos
Lari

Renata disse...

Uma perfeita sushi woman!

Sushis perfeitos!

Fabiana disse...

Re,
Eu sou suspeita para falar...kkkkk
tá no sangue, amiga!
Mas vc acredita que só fiz uma única vez.
Minha filha adora e sempre pede para eu fazer.
Acho que vou providenciar uma pacote de arroz japones e levar sua receita comigo.
beijos e uma ótima semana

Renata disse...

Paulo, obrigada! E eu jurava que era mais difícil, agora com certeza é o preferido da turma aqui em casa!
Beijos!

Manu, a comida japonesa é assim mesmo. Eu não gosto nadinha do cheiro, mas amo comê-la!
Beijos!

Lari, foi assim mesmo!
Beijos!

Rê, obrigada pelo elogio!!!
Beijos!

Fabi, menina, não creio! Eu achava que vc fazia sempre, eu que não tenho nem ancestral no Japão faço e vc não faz?!! Hahaha!
Beijão!

Monica Uehara disse...

Também sou louca por sushi! Ultimamente só tenho feitos hot sushis (sushis fritos). Olha só! Uma comidinha tão light e a gente dá sempre um jeitinho de engordar né? rsss.
Os seus ficaram lindos!
Tenha um lindo fim de semana.

Renata disse...

Mônica, nunca fiz os fritos. Aliás, essa foi minha primeira tentativa. Meu filhote mais velho viiiiive pedindo repeteco!

Beijo!

Sara disse...

A comida oriental cada vez mais presos em nossa cultura. Talvez seja porque recém-descoberto ricos sabores que vêm de lá. Existem grandes promoções em restaurantes em jardins para que se possa compartilhar com a família ou quem você quiser.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...